Breaking News

Terremoto em Montes Claros


Terremoto foi o mais forte desde o 19 de Maio, há exatamente 7 meses. Bombeiros receberam 500 ligações durante madrugada. Os moradores de Montes Claros foram surpreendidos por três temores de terra durante a madrugada desta quarta-feira. Telefones ficaram mudos e houve falta de luz em parte da cidade por até meia hora, mas o serviço foi restabelecido. Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda de energia deve ter sido causada pelos tremores. O telhado da varanda de uma casa no bairro Jardim Brasil desabou. 

Assustados, muitos moradores abandonaram suas casas e foram para a rua. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registro de feridos. O primeiro abalo aconteceu por volta das 2h50. Minutos depois, um segundo tremor foi registrado - e cerca de meia hora depois um terceiro. "Cada tremor durou cerca de dois, três segundos. Fez um barulho muito forte, de um trovão, e o chão tremeu. O terceiro [abalo] foi de menor intensidade, mas também assustou", relatou o sargento dos Bombeiros José Maria Carvalho Filho. Segundo os Bombeiros, até as 6 horas da manhã, foram atendidas mais de 500 ligações de pessoas com medo dos tremores. A PM diz que recebeu 350 chamadas. O Observatório Sismológico de Brasília ainda não informou a magnitude dos três tremores. O maior tremor registrado em Montes Claros ocorreu no dia 19 de maio (há exatamente 7 meses, hoje), que atingiu 4 graus na escala Richter. 


























Os terremotos aconteceram dois dias após a cidade ter recebido a visita de dois especialistas do Observatório Sismológico de Brasília e da Universidade de São Paulo, que apresentaram estudos sobre as causas dos abalos e tranquilizaram a população. Segundo os levantamentos, a principal causa dos abalos sísmicos é uma falha geológica situada entre a Vila Atlântida e a Serra do Mel. Os especialistas explicaram que a falha está situada entre 1,5 a 2 km de profundidade e tem 3 quilômetros de extensão, partindo no sentido da Vila Atlântida em direção a Serra do Mel (terminando num local onde não existem habitações), portanto, não passa em área situada debaixo de outros bairros.


Causas dos tremores

Apesar da cidade de Montes Claros apresentar diversos tremores todos os anos, ainda não se sabe exatamente o que dispara esses eventos naquela localidade. Os sismologistas brasileiros contam com poucos recursos de monitoramento e as nove estações sismográficas existentes na região serão retiradas em breve, pois estão instaladas em caráter temporário.

Entre maio e outubro foram registrados 174 sismos, sendo que 27 deles foram provocados por detonações e 33 tiveram causas naturais. Desse total, 114 não foram localizados com precisão.



Nenhum comentário