Breaking News

Fotos Antigas de Itajubá



HISTÓRICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.

A ESTAÇÃO: A estação de Itajubá foi inaugurada em 1891, numa das mais prósperas regiões do sul de Minas Gerais. A partir de 1910, passaram a sair dali os trens para o ramal de Paraisópolis (cuja linha se bifurcava na estação seguinte, Piranguinho) e, em 1927, a linha e os trens do ramal de Delfim Moreira passaram a sair também da estação de Itajubá. Esses dois ramais foram suprimidos respectivamente em 1964 e 1961. Pela estação ainda passaram trens de passageiros até o final dos anos 1970, e a linha foi finalmente suprimida por volta de 1990. No local do pátio ferroviário existe hoje uma avenida sem muita função de tráfego. A estação virou museu, mas foi fechado - em 2010, o prédio estava em reforma.

ACIMA: A fábrica de doces Vera Cruz, em Itajubá: na rua em primeiro plano pode-se ver, um pouquinho da linha férrea do ramal de Delfim Moreira, que de lá trazia marmelos. Pode-se ainda ver na foto: a ponte de arcos; as charretes de aluguel; o ônibus sem maleiro: as malas iam em cima, sob uma lona. À esquerda da foto, pode-se ver a casa de um guarda-linhas que manobrava um pequeno ramal que adentrava a Fábrica Vera Cruz que, nessa época, enviava doces para a rede de supermercados Casas da Banha do Rio de Janeiro. . A fábrica acima foi demolida e hoje ali funciona uma agência do Itaú. O trem na foto segue de Itajubá para Delfim Moreira da esquerda para a direita. Já a foto foi feita do alto do morro da igreja, do outro lado. Então, o sentido Itajubá-Delfim é da direita para a esquerda. A ponte não mais existe (foi demolida e reconstruída) e divide o centro da cidade com o Bairro S. Vicente. Na frente da fábrica de doces, como havia bastante espaço e não havia o trânsito de hoje, em época do Natal, a criançada se juntava para ver passar o Papai Noel da Fábrica de Armas (hoje Imbel) que ia da estação principal até a estação de Pacatito sobre uma prancha aberta e distribuindo doces e balas. No Pacatito era onde ficava, ou melhor, ainda fica, a indústria bélica. Era em Delfim Moreira que havia fábricas de polpa da Peixe, da Cica e outras. A polpa servia de base para a fabricação de doces e geléias. A Vera Cruz já era uma fábrica de doces, embora tivesse junto às plantações também uma fábrica de polpa (Foto sem data, provavelmente anos 1940 ou 1950. Acervo Francisco Seixas).
Antiga estação de Itajubá

Estação de Itajubá, anos 40
Minas Gerais atraía populações de escavadores e meio a essas estava Miguel Garcia Velho, que pretendia chegar a Serra de Cubatão, mas encantado pela mina de Itagybá, em 1703, deu início ao povoado que hoje é a cidade de Itajubá.
Por infortúnio, o que era extraído das minas não compensava o trabalho de seus escavadores, que se retiraram da localidade. As escavações deram lugar à agricultura e pecuária, porém, por tantos fatores desfavoráveis, Itagybá não prosperou. Com a chegada do novo vigário, Padre Lourenço da Costa Moreira, em 1817, nomeado pelo rei D. João VI, o povo logo teria mudanças. Foi proposta a mudança de território, aceita pelos paroquianos e habitantes.


Após dias de viajem, o local ideal foi achado e então celebrada a primeira missa do novo município, exatamente onde hoje se encontra a Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Soledade. Nasceu então, em 19 de Março de 1819, a atual Cidade de Itajubá.

A estação do lado da plataforma em 06/02/2005
Antiga Itajubá, Praça Teodomiro Santiago

Vista interna da Igreja Matriz Nossa Senhora de Soledade
Praça Teodomiro Santiago, Casa Farias 1975

Vista aérea da Emissora de Rádio Panorama FM

Edifício Antigo restaurado, atualmente funciona um restaurante
Torre Estação de Transmissão de Itajubá - MG


Câmara Municipal de Itajubá [ sem data de registro da imagem ]

Câmara Municipal de Itajubá, 2012

Itajubá, vista panorâmica
Complexo Universidade de Itajubá - UNIFEI, bairro BPS 

Um comentário: