Breaking News

Moção Congratulatória a FACESM pelos seus 50 anos concedida pela Câmara Municipal de Itajubá (MG)

Moção de Congratulação pelos 50 anos da FACESM



A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itajubá concedeu Moção de Congratulação à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – FACESM, em virtude dos 50 anos de sua fundação completados este ano.

A Facesm é mantida pelo Centro Regional de Cultura – CEREC e possui cursos de graduação em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração, além de diversos cursos de pós-graduação.

A homenagem foi entregue aos diretores da instituição: Prof. Hector Gustavo Arango – diretor geral; Prof. Cirineu Ferreira dos Santos – presidente do CEREC e coordenador do curso de Ciências Econômicas; Prof. Ronaldo Sales Abranches – diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Prof. Mauricio Gomes de Magalhaes – coordenador de Desenvolvimento e Estágios; e Diene Eire da Silva – coordenadora de Comunicação e Marketing.

Participaram da entrega da moção os membros da Mesa, vereadores Antônio Raimundo Santi, José Maria Silva, Sebastião Silvestre da Costa, Valdomiro Ribeiro Cortez e Wilson Marins.

Leia a íntegra da moção:

Moção de Congratulação

Os vereadores Antônio Raimundo Santi, José Maria Silva, Sebastião Silvestre da Costa, Valdomiro Ribeiro Cortez e Wilson Marins, requerem seja inserida nos Anais desta Casa Legislativa Moção de Congratulação à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas - FACESM em alusão aos 50 anos de sua fundação.

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, estabelecimento isolado de ensino superior, mantida pelo Centro Regional de Cultura CEREC, originou-se da Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas. Foi criada em 1965, pela Sociedade Colégio de Itajubá para ministrar o Curso de Ciências Econômicas.

Entre 1968 e 1971, por problemas internos, a FACESM chegou a ser mantida pela Prefeitura Municipal de Itajubá e pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC. Após o reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas, em meados de 1971, o Centro Regional de Cultura CEREC foi fundado por um grupo de professores e assumiu a gerência e manutenção da Faculdade.

Hoje, a FACESM possui três cursos de graduação: Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração, todos autorizados e devidamente reconhecidos. Oferece, ainda, diversos cursos de pós-graduação nas áreas de administração da produção, serviços de saúde, administração financeira, comércio exterior, gestão da qualidade, gestão de marketing, recursos humanos, controladoria e gestão fiscal e planejamento tributário.

Nos seus 50 anos de existência, com especialização na área de Ciências Gerenciais, a FACESM já formou cerca de três mil economistas, contadores e administradores.

 Investidor de Sucesso


A entidade destaca-se também pela dedicação e esforços na execução de sua linha de pesquisa, que procura atender aos anseios e necessidade da sociedade. Além dos cursos de graduação, a FACESM desenvolve amplo trabalho para oferecer cursos de pós-graduação e extensão e realiza pesquisas científicas, por intermédio do Instituto de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (INPPEX), que conta com professores altamente qualificados.

Por sua história em prol do ensino de qualidade em nosso município, expressamos à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas nossa admiração e gratidão.

Diante do exposto, requerem, ainda, que esta Moção seja manifestada à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, bem como aos munícipes através da imprensa.    

Sala das Sessões J.K, em 30 de março de 2015.