Breaking News

Maria da Fé | Turismo | Hotel | Restaurante | Localização

 Inglês para Hotelaria
Onde se hospedar

•    HOTEL D. MARTA 
Endereço: Av. Luiz Corrêa Cardoso, 89, Centro;
Tel: (35) 3662 1293;

•    POUSADA DA SERRA
Endereço: Av. Franqueira, 20, Centro;
Tel: (35) 3662 1301;

•    SÍTIO ARVOREDO 
Endereço: Estrada Maria da Fé /Cristina Km 01
TEL: (35) 84249444;

•    POUSADA VOVÓ PINA
Endereço: R. João Gonçalves da Costa, 145, Canudos 
Tel: (35) 3662 1753;
E- mail: cacafgs@hotmail.com   

•    POUSADA JC
Endereço: R. Guilhermino Batista Campos, 40, Centro 
Tel: (35) 3662 1361;

•    POUSADA MARIA DA FÉ
Endereço: Chácara do Trevo, 2000, Lage
Tel: (35) 3662 1411;
Site:www.pousadamariadafe.com.br

•   HOTEL COLONIAL GOLD
Endereço: Av. Luiz Corrêa Cardoso,nº 160, Turquia - Maria da Fé / MG
Tel: (35) 3662 2032;






























Onde comer



RESTAURANTE CARIOCA 

Endereço: Rua Dom Bosco, 06, Centro; 
Tel: (35) 9160 0036 

RESTAURANTE D. MARTA 
Endereço: Av. Luiz Corrêa Cardoso, 89, Centro;
Tel: (35) 3662 1293;

RESTAURANTE TRÊS MARIAS
Endereço: Av. José de Campos Sales, 151
Tel: (35) 3662 2028;

LANCHONETE BOM GOSTO
Endereço: R. Arlino Zaroni, 09 Centro
Tel: (35) 99267638

LANCHONETE LANCHE & CIA 
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 14 - Centro
Tel: (35) 3662 1117.

LANCHONETE DO LUIZ PAULO 
Endereço: Av. José de Campos Sales, 260, Centro
Tel: (35) 9173 3393

LANCHONETE E PASTELARIA DA BEL
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 14 - Centro
Tel: (35) 9122 6951.

CAFÉ DO CAVI
Endereço: Av. José de Campos Sales, Centro
Tel: (35) 9199 3929.

CAFÉ COM PROSA
Endereço: Maria de Lourdes Ferraz Viana, 55 - Centro
Tel: (35) 3662 1582.

PESQUEIRO ARCO-ÍRIS
Endereço: Rod. Maria da Fé/ Itajubá km 07
Tel: (35) 9133 9393.

SABORES DO MUNDO - DELIKATESSEN
Endereço: Maria de Lourdes Ferraz Viana, 55 - Centro
Tel: (35) 9199 3929.

PIZZARIA CASA ROSADA
Endereço: R. Arlindo Zaroni, 10 Centro;
Tel: (35) 3662 1523.

MARIA LANCHES
Endereço: Praça Wenceslau Braz, 69 Centro;
Tel: (35) 9805 9051.



































Ateliês


LEONARDO BUENO
Leonardo Bueno, designer de Maria da Fé, cidade do Sul de Minas Gerais, utiliza a madeira ecologicamente correta dos quatro cantos do mundo, descartada como resíduo e por ele transformada em peças de arte e design.

Tel: (35) 3662 1299;
Endereço: Chácara do Trevo, 2000, Lage.


MONTI CRUZ - Fábio Monti

Artista Plástico e Profissional em Marcenaria. Nascido em Maria da Fé,
Desenvolve seu trabalho com habilidades,herança passada de geração pela família Monti Cruz. Sr. Monti conta hoje com profissionais artesãos que o ajudam no trabalho,em suas qualidades mais expressivas.
Esposa: Neuza Carvalho- Comercial
Filho: Felipe Gonçalves
Giovani Tarciso – Colaborador
Giliar de Tarciso – Colaborador
Rony Borges – Colaborador
Tel: (35) 3662 1410;
Endereço: Av. Dr. Silvestre Dias Ferraz, 474 – Lage



DOMINGOS TÓTORA
O mineiro Domingos Tótora aprendeu cedo, em Maria da Fé,, Minas Gerais, que atos simples transformam a vida em valores: a arte, a preservação do meio ambiente e a inclusão social. A natureza, sua fonte inesgotável de inspiração revela cores que refletem a ação do tempo, nuances sempre terrosas. A partir da reciclagem do papel kraft, o artista plástico cria objetos e esculturas onde a beleza é inseparável da função. A pureza dos tons e as formas delicadas dos bowls, ânforas, centros de mesa, bancos e pufes saem do ateliê e conquistam o mundo, concedendo status de arte a peças simples do cotidiano.
Tel: (35) 9134 1997 ou 3662 1284;
R. Darci Cardoso, 300 – Turquia.


GENTE DE FIBRA
Utilizadas como decorativas ou utilitárias, as peças desenvolvidas pelo artista plástico Domingos Tótora seguem um estilo ancestral étnico. Com um design moderno,o trabalho, atrai pela simplicidade e beleza natural. Com fibras extraídas da bananeira ( matéria prima descartada da colheita da banana), papel Kraft reciclado e pigmentos naturais extraídos da terra, Tótora criou há cinco anos a OFICINA GENTE DE FIBRA na cidade de Maria da Fé, no sul de Minas Gerais. Uma arte doméstica que vai de pratos com tramas feitas de corda de fibra de bananeira (em tempos remotos, utilizadas pelo avô de umas das artesãs para costurar arreio de cavalo), até molduras pintadas à mão com pigmentos de terra. Com recursos naturais bem brasileiros ambiente um clima agradável. Para fazer as peças, o artista emprega uma massa feita com mistura de matérias primas. Ele cria o formato desejado e, para finalizar, usa um tipo de cola especial. O forno é usado apenas quando chove e o trabalho precisa ser agilizado. A textura resulta num visual diferenciado, a fibra fica evidente, como se fosse uma mescla mais clara pintada no colorido dos objetos. Quanto às pinturas, o artesão se apropria de certos barrados decorativos e piso da igreja matriz de Maria da Fé, para dar identidade ao trabalho.

E-mail: exportacao@fibrascomarte.com.br
Tel: (35) 3662 1702
Endereço: R. Teodomiro Santiago, 160.


RODRIGO GONÇALVES

Artista mariense que usa o cipó como matéria-prima. Artesanato diversificado com ótima aceitação do público. Sua oficina está aberta a visitações dos turistas. Suas peças têm um design diferenciado e singular.
E-mail: contatooficinadecipo@hotmail.com
Tel: (35) 9191 5304;
Endereço: R.Alfredo Gaspar Guimarães, 106.


LOJA COM ARTE

Loja da cooperativa dos artesãos.
Tel: (35) 3662 1776;
Endereço: Av. Luiz Corrêa Cardoso, 87


CABEÇA DE FRADE

Daniela Bobsin, gaúcha, arquiteta e Heberton Fabrício, mineiro, antropólogo, autodidatas nas artes plásticas, iniciaram suas atividades com artesanato em 2007 no interior da Bahia, onde viveram por três anos, retornando à Serra da Mantiqueira para realizar um antigo sonho: a Oficina de Arte Cabeça de Frade.
Atualmente instalados na cidade de Maria da Fé e enebriados pela magia das montanhas e pela doçura das pequenas cidades mineiras, a oficina produz peças próprias, além de ajudar no design e na comercialização de peças de outros artesãos e associações do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. Os artistas têm a preocupação de utilizar, sempre que possível, produtos descartados por marcenarias, serrarias e até mesmo por outros artesãos.
As peças, exclusivas, sofrem influencia do naïf e da pop art, abusando das cores fortes e misturando elementos que vão do imaginário popular e da tradição religiosa à linguagem dos quadrinhos. Nesse processo, inspiram-se tanto na paisagem sul-mineira e no cotidiano simples do interior como nas experiências e impressões dos diversos lugares por onde passaram.

E-mail: cabecadefrade@gmail.com
Tel: 9844 6904;
Enderço: R. Chico Vicente, 75 – Praça da Felicidade


CASA DO ARTESÃO

A “Casa do Artesão Mariense”, inaugurada no dia 7 de junho de 2008 surgiu da idéia de termos em nossa cidade um local onde turistas e pessoas da comunidade pudessem encontrar uma mostra variada do nosso artesanato.
Por haver muitos artesãos que não fazem parte de cooperativa ou associação, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo teve a iniciativa de criar a Casa do Artesão, sem fins lucrativos e com o objetivo de proporcionar a eles um local onde pudessem confeccionar, expor e vender os seus produtos.
Com a cooperação entre os artesãos que pertencem à casa foi feito um sistema de rodízio entre eles, havendo uma escala de trabalho de acordo com a disponibilidade de cada um.
Tel: (35) 3662 1135;
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 01 - Centro
























Centro Cultural


O Centro Cultural está localizado na praça central da cidade, instalado no prédio da antiga Estação Ferroviária.
Campos de Maria da Fé era um pouso de tropeiros quando a ferrovia ali chegou em 1891 e, como aconteceu em muitos lugares, a ferrovia foi o marco do desenvolvimento e o progresso da vila de Maria da Fé.
A Estação Ferroviária de Maria da Fé, inicialmente fora projetada para ser construída no atual Bairro Campo Redondo. José Gonçalves da Costa foi quem a trouxe para o local atual. O início da construção da Estrada de Ferro Sapucaí se deu solenemente em 23 de fevereiro de 1889. A Estação ficou pronta em 27 de junho de 1881. Na inauguração o Dr. Fausto Dias Ferraz lê a lenda de sua autoria sobre Dona Maria da Fé e sugere que este nome seja dado à pequena estação em homenagem a mulher valente e personalidade local. Naquele lugar e naquela hora nascia a VILA DE MARIA DA FÉ.

Durante quase um século a estação foi ponto de convergência até mesmo um ponto de referência social da cidade.
Em 1984 como o prédio da estação ferroviária estava desativado foi oficializado um pedido ao Prefeito José da Mota Tótora para que nele fosse instalada a Biblioteca Municipal Rui Barbosa e um Centro Cultural.
No dia 1º de junho de 1985, aniversário da cidade, foi solenemente inaugurado o Centro Cultural de Maria da Fé, onde começou a funcionar a Biblioteca Municipal Rui Barbosa e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
No dia 31 de maio de 1999 o prédio foi Tombado pelo Decreto nº1.131/99 como Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, o imóvel da Rede Ferroviária S/A, cuja preservação e conservação é de interesse público e fica homologado pelo executivo o tombamento parcial do patrimônio da Rede Ferroviária S/A, denominado Centro Cultural.

Hoje o local é sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e possui um acervo de fotos antigas, em sistema digital e a linha do tempo com acontecimentos referentes ao mundo, país e a cidade além de fotos de todos os prefeitos do município.
Está presente também na área externa do Centro Cultural a Locomotiva, mais conhecida como Maria Fumaça, outro bem tombado.
A história do no nosso município tem com base à “Historia oral”, contada de pai para filho, através de gerações. Os encontros e desencontros de informações são uma constante é a históra da estação e sua Locomotiva não foge a regra devido poucos registros que se tem, por isso a grande necessidade de ser fazer o Tombamento da Locomotiva com o objetivo de legitimar e resguardar as lembranças de nosso antepassado como também a sua participação na origem e desenvolvimento do município.
Este veículo que outrora tão importante, movida a vapor, de origem alemã, modelo Baldwim, nº225, do ano de 1918 e que atendia por Maria Fumaça, hoje se encontra no centro da cidade como atrativo turístico, sendo considerado um dos símbolos de nosso passado tende a nos escapar diante da efemeridade dos tempos modernos se não tomarmos o cuidado de preservá-la.
A presença da Locomotiva e o seu Tombamento representam a valorização e acima de tudo o respeito por aqueles que acreditaram, se empenharam, lutaram, sofreram, venceram e fizeram a história do nosso município.

Tel: (35) 3662 1135;
Enderço: Praça Getúlio Vargas, 01 - Centro

Foto - Sérgio Mouro


Igreja

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DE LOURDES

Edificação do início do século XX, a igreja Nossa Senhora de Lourdes é de estilo eclético, destacando-se o gótico-romano Com obras de pintura de autoria dos irmãos italianos Pietro e Ulderico Gentilli. Pela sua beleza, sua importância na religiosidade do povo mariense, seu valor afetivo e histórico a Igreja Nossa Senhora de Lourdes é um monumento que foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal em 31 de maio de 1999.

E em 1939, na passagem do ano, aconteceu a inauguração dos sinos da matriz, que foram doados por Cel. José Goulart Santiago Breu e senhora e por Elpídio Costa e senhora. O relógio foi encomendado na Alemanha pelo Cônego João Aristides.

Tel: 3662 1572
Endereço: Praça Nossa Senhora de Lourdes, s/n.



































RJ à Maria da Fé = 325 Km

SP à Maria da Fé = 278 Km

BH à Maria da Fé = 467 Km

Varginha à Maria da Fé = 100 Km

Gonçalves à Maria da Fé = 79 Km

São Lourenço à Maria da Fé = 49 Km
Campos Jordão à Maria da Fé = 64 Km