Breaking News

Itajubá - Vereador José Maria Mendes

O polêmico vereador José Maria Mendes, mais conhecido como Bala, cedeu uma entrevista ao importante jornal de nossa cidade. Comerciante e atuante na política desde 2008, Bala respondeu com muita firmeza sobre as eleições que seguem em 2012.

Cidadãos itajubenses, estamos no princípio das eleições precisamos estar atentos a todas as notícias, filtrar o que é especulação e decidirmos na urna os candidatos mais favoráveis para o bem comum.

Acompanhe na íntegra a entrevista do vereador ao Jornal Itajubá Notícias.


Conte um pouco da sua atuação política e comercial. 

Fui candidato ao cargo de vereador há 23 anos pelo PT, e atuo no meu primeiro mandato como vereador, quando fui eleito em 2008 pelo PV, o mesmo partido do qual eu fui expulso sem origem exata, e hoje eu sou presidente do PCdoB. Na área comercial eu iniciei como vendedor de chupe-chupe, fui sacoleiro no Paraguai e fui dono de bar. Cheguei a um auge profissional de 120 funcionários nove empresas, sendo sete em Itajubá, uma em Maria da Fé e uma em Pedralva. Hoje, por desfechos familiares, estou em uma nova fase profissional fora de Itajubá. Será um negócio onde eu irei gerenciar, serei praticamente um sócio e por conta disto a loja do Bala irá fechar, por decorrência de muito trabalho nesta nova fase.

Por que você não se candidatou este ano?

Eu tive um mandato independente e com ordem partidária de ser candidato a prefeito e sei que política não é profissão. O partido, que não é de grande porte financeiro, depois de me lançar como pré-candidato a prefeito, analisou o quadro em que se encontrava e deu a entender que não lançaria candidato a prefeito e então quis lançar quadro de vereador. Mas com minha independência e transparência, minha originalidade em falar a verdade e em criticar, eu confesso que todos os partidos de Itajubá fecharam as portas ao PCdoB, com relação à minha candidatura. Eu fui totalmente metralhado pela política itajubense por ser uma pessoa transparente, corajosa, peituda, por cumprir um mandato falando a verdade, defendendo o povo. Não sou um homem perfeito, já errei muito, mas como político eu bato no peito e digo que fiz um bom mandato.

Você confirma a informação de que você procurou os demais candidatos para se coligar e não teve sucesso?

Sim, com ordem do PcdoB, eu os procurei como um parlamentar obediente, mas não me agradaria de maneira alguma sair perto de ninguém. Quem conhece a política de Itajubá sabe que este quadro atual é entristecedor e deixa um gosto amargo no coração da gente. Chico Marques fechou as portas para minha transparência e honestidade; Rodrigo Riêra fechou as portas para a independência do Bala; o PT também fechou as portas pra mim, ‘com o Bala não dá’, não dá porque eu sempre fui transparente e sempre falei a verdade. Itajubá sabe quem são todos os candidatos e sabe também que o Bala não faz parte, porque a verdade dói. Eu tenho uma análise de que a impunidade venceu a honestidade, hoje o quadro político de Itajubá é um quadro que me deixa muito triste, um quadro muito escuro. Vemos isso pelo nível dos pré -candidatos a prefeito e pior é o nível dos candidatos ao cargo de vice-prefeito. Candidato que ficou três anos na Inglaterra e agora cai de paraquedas a vice prefeito; candidato que nunca mexeu com política e está concorrendo; no PT é um absurdo ter José Luiz como vice-prefeito, a transparência do PT de Itajubá morreu, e temos o Lincon que não tem experiência com relação a trazer um projeto futuro pra Itajubá.


Baseado na sua citação sobre o quadro político de Itajubá, quem você acha que ganhará as eleições?

Eu já cheguei a falar que dos piores, o Jorge ainda era o melhor. Ele ganha as eleições em Itajubá, por ser o melhor dos piores. Quem conhece o nível de administração de hoje vai analisar que estado vai ficar Itajubá sendo o Jorge melhor que os outros. Ele vai ganhar porque ele tem uma estrutura em mãos, ele fez alguma coisa na periferia, ‘deu o pirulito na boca dos moradores’. O erro dos outros candidatos fez com que ele ficasse na melhor; a escolha dos vices, o passado, os processos que os candidatos têm. O Chico pode hoje estar em primeiro lugar, mas com esse vice que ele escolheu amanhã ele estará em último lugar. E o que o PT fez foi ‘tampar’ o problema das terras da União, apagaram o problema por conta das eleições e depois deste período o PT vai detonar o povo.

Na sua visão, faça uma análise dos candidatos. Começando com Rodrigo Riêra e Christian.

São dois meninos dependentes dos pais. Eu falo a verdade e por isso ninguém me quis. Rodrigo é uma pessoa que não aprendeu a fazer nada. Christian é um paraquedista que foi vereador uma vez, estava passeando na Inglaterra e agora voltou, que experiência ele tem de vida? Se ganhar a situação fica pior, com a falta de experiência o que será de Itajubá?

Chico Marques e Lincon...

O Chico infelizmente é um passado que já passou, morreu. Parabéns pelo tempo que atuou; errou com relação à  Copasa, a Valônia; acertou em muitas coisas também, mas eu acho que a política você tem que servir um tempo e ele já serviu o seu tempo. Se ganhar ele poderá corrigir os erros, mas eu confesso que ele tem uma visão muito curta, muito pequena, tanto que continua querendo ser prefeito. Poderia aproveitar sua capacitação em outras áreas e não ficar batendo na mesma tecla.

Paulino e José Luiz....

Paulino é o petista, o homem bomba. Faz tudo pelo partido e para o povo nunca fez nada. Só solta foguete elogiando o PT e saiu agora para quê? Quem é que conhece o Paulino? Alguns professores, alunos e meia dúzia no calçadão que votaram um dia para vereador e viram que não tem condição. Os petistas vão votar nele, mas o PT não é mais como era antigamente. O PT tinha um líder que era o Laudelino e o que fizeram, jogaram o Laudelino na lata de lixo, o que foi pra mim uma falta de respeito. Se ganhar não tem experiência nenhuma, a não ser com um giz em frente ao quadro.

Jorge e Antônio Renó....

Por pior que seja o Jorge ainda é melhor que os outros, então Itajubá não muda nada. Se ele ganhar Itajubá continua como está, ruim e bem ruim.

Jeferson e Nilton...

Eles são tão bons que ficam quietinhos no cantinho.

Qual candidato você apoia?

Hoje ninguém. Eu apoio o povo de Itajubá e nem com oração eles terão uma vida boa, só se futuramente o Bala resolver a voltar à política, porque o que vai rodar de dinheiro nesta campanha... Eu gostaria de saber onde é que eles irão pegar o dinheiro de volta. São campanhas ricas, em que o PCdoB não participou porque não aguentaria e meu bolso também não.

E quanto a sua renúncia? É verdade isso?

Com a minha situação profissional na qual eu me encontro, se eu tiver que faltar a muitas sessões da Câmara Municipal eu prefiro renunciar a não cumprir com a minha obrigação. Farei de tudo para cumprir meu mandato, mas existe uma possibilidade. O meu crescimento profissional foi muito grande, mas eu tenho o propósito de continuar a fiscalizar até o final, mas infelizmente se eu ficar faltoso devido a meu trabalho eu prefiro renunciar. Não sei quem entrará em meu lugar, mas no meu coração não existe essa possibilidade de renúncia, vou lutar para isso não acontecer. Meu crescimento profissional está sendo muito bom para minha vida, e volto a repetir que política não é profissão e quem continua é porque nunca tentou fazer nada com sua própria capacitação. Eu quis me doar um pouco politicamente para o povo itajubense e eu creio que consegui.

Você se decepcionou com a política?

A política não tem conserto, infelizmente. A prova está nas escolhas dos vices, grupos de vantagens. Eu tentei gritar, mas ninguém teve a coragem de ir a luta. Vemos isso pelas escolhas, escolhas favorecidas; quem está sem trabalho vai para a política e não pensando naqueles que estão nos altos dos morros precisando de remédios, calçamentos, escolas. 

Você pretende se candidatar novamente?

Se eu voltar muito bem financeiramente, quem sabe eu volte a me candidatar, buscando um grupo que venha a enxergar o que eu enxerguei hoje, que só tem gente com defeito.

Você é conhecido como um vereador muito polêmico, isso é uma tática, é um jogo?

É a palavra de Deus: sim sim, não não. Onde há desonestidade, você tem que ser transparente. Me colocaram lá para representar o povo, para enxergar as irregularidades, então eu fui polêmico porque vi as irregularidades dentro de instituições, o prefeito tartaruga, o vereador omisso. Coisa que eu nunca fiz foi olhar a verdade e omitir, então não é uma tática, é falar a verdade. Eu sofri muito com isso, com perseguições.

Você muda muito de opinião muito rápido, por quê?

Onde foi que eu mudei de opinião? Eu vi que o prefeito de Itajubá estava ficando muito sozinho, com a saída da Leandra e de várias pessoas, então eu fui pra perto do prefeito para ajudar, mas então vi que não tinha como, o prefeito é totalmente fechado, mas mesmo assim os meus votos foram favoráveis. Eu não mudo de opinião, eu tinha um posicionamento fiscalizador, parei de criticar e fui pra perto do prefeito, vi que não dava certo e voltei a falar a verdade.

Como você está hoje financeiramente, depois da carreira de vereador, de tentar a eleição para deputado?

As pessoas confundem que eu gastei muito dinheiro na campanha para deputado e isso não é verdade. Eu gastei pouca coisa, tive apoio de deputados. O que aconteceu é que houve uma separação familiar, em que o meu filho saiu da história muito bem e eu fiquei com os problemas. Essa situação prejudicou a situação financeira, mas nunca a compreensão, a garra pelo trabalho. Hoje eu tenho o nome de falido, é um belo título comparando de onde eu saí.

Como anda o processo do acontecimento em Poços de Caldas?

Sobre aquela situação do encontro da arma o que ocorreu foi que eu sou presidente da Comissão de Segurança Pública, duas empresas minhas foram fechadas devido às repressões do marginalismo da cidade. Então eu iniciei um grande trabalho e fiz um requerimento pedindo ao juiz de Itajubá que recolhesse cidadãos da área criminal, foi então que após essa minha atitude eu sofri uma ameaça de morte na Câmara Municipal. Eu errei em colocar dentro do meu carro uma arma, que não era legalizada e em uma determinada situação em Poços de Caldas essa arma foi encontrada dentro do meu carro. E o processo já teve a defesa com declaração da câmara confirmando que eu sofri ameaças dentro da câmara.

Até que ponto vai sua religião?

Hoje eu voltei pra Jesus, porque eu vi que estava meio desgarrado, hoje eu sou membro da Igreja Mundial, o que me trouxe um foco de bênçãos e eu acredito que a rejeição política foi a mão de Deus, pois quando eu parei e pensei onde eu iria parar, acabei me deparando com um monstro de um profissionalismo, em que vou ganhar muito dinheiro e tenho certeza que tudo vai dar certo. Sou um homem de fé, um homem que acredita no poder de Deus. Eu sou crente há 15 anos.

Dentro da política, o que você fez e que você não faria?

Eu poderia ter sido, ou ser, um falso vereador como eu conheço alguns, mas o que seria? Sendo como sou eu tive a honra e a oportunidade de mostrar meu caráter para a população, então eu não me arrependo de nada não, faria tudo de novo. Eu só gostaria de ganhar uma eleição pra prefeito e mostrar para aqueles que estão hoje que não são eles os merecedores da prefeitura de Itajubá, pois nossa cidade precisa de alguém com os olhos grandes, com visão e temor a Deus.

Quais foram os projetos que você apresentou? Todos se concretizaram?

Eu apresentei o projeto da semana contra a pedofilia e o projeto a Hora do Planeta e confesso que existem vereadores na Câmara que devem ter mais de cem projetos, mas precisa-se ver para que tudo isso, se o Executivo não executa, só para mostrar não tem serventia. Todos esses projetos foram concretizados.

Quais foram seus piores momentos dentro da Câmara?

Foi a falta de compreensão do vereador Paulino sem saber o nível de trabalho que eu fiz, lutando a favor da população contra o crime, pediu a minha renúncia, isso pra mim foi demagogia em fazer poleiro nas costas dos outros. Eu estou falando da falta de compreensão política, não é nada pessoal.

E sobre os candidatos a vereadores, o que você acha?

Eu votei contra ao aumento do número de vereadores, pois eu acho que devem ser pessoas com caráter apurado e com capacitação. Se continuar os vereadores que temos ou entrarem novos não irá mudar nada. Eu não vi todos os candidatos, mas tiveram pessoas que falaram pra mim que tem candidatos que deveriam estar na cadeia e está tentando ser vereador.

Se você pudesse mudar ou fazer algo em Itajubá o que você faria?

Itajubá precisa aquecer o comércio, precisa de emprego, de indústria. Itajubá precisa crescer em todas as áreas, inclusive trazer mais estudos para nossa população, mais saúde, temos que aquecer a cidade! Não vemos nem carros na rua direito e tudo depende do poder público.